De acordo com o texto "BIOLOGIA", descrevo aqui 5 matérias que eu aprendi dentro desta disciplina ao longo do que já vivi do ensino médio:
Fisiologia Animal e Vegetal é o estudo das funções físicas, bioquímicas e mecânicas dos seres vivos, ou seja, a fisiologia estuda o funcionamento do organismo.A fisiologia é estudada em várias áreas da saúde como por exemplo na Medicina, Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, etc, além das áreas biológicas, como é natural.
"O fisiologista italiano Lazzaro Spallanzani, em meados do século 18 fez um falcão engolir alguns pedaços de carne presos a um fio metálico. Após verificou que a mesma dissolução podia ocorrer fora do animal vivo. O suco gástrico atacava a carne e a decompunha.
As enzimas são substâncias de natureza protéica, elaboradas pelas células vivas. Sua função é regular a velocidade das reações químicas que ocorrem no organismo e que cuja seqüência surgem novas substâncias. Algumas das primeiras enzimas descobertas receberam nomes não-sistemáticos : a ptialina, existente na saliva; a pepsina, do suco gástrico, a papaína, que ocorre no mamão e outras. Mais recentemente passaram a ser designadas pelo sulfixo ase, por exemplo, a maltase, que age sobre o malte, a amilase, sobre o amido e etc."
Durante minhas práticas diárias de Swásthya Yôga, dentre os diferentes ásanas executados, quando executo retroflexões, estimulo a glote produzindo hormônios que regulam o peso. Isso é uma função orgânica!
Genética é a ciência que estuda os genes, a hereditariedade e a variação dos organismos. O termo genética foi primeiramente aplicado para descrever o estudo da variação e hereditariedade, pelo cientista Wiliam Batesson numa carta dirigida a Adam Sedgewick, da data de 18 de Abril de 1908.
“Em fevereiro de 1997, cientistas escoceses surpreenderam o mundo ao anunciar o nascimento da ovelha Dolly, primeiro mamífero clonado a partir de células de um animal adulto. A técnica de clonagem já era praticada havia duas décadas, mas até então só as tentativas feitas a partir de células de embriões tinham dado certo. O feito da equipe chefiada pelo cientista Ian Wilmut produziu uma enxurrada de dúvidas científicas e reflexões éticas. Nos anos seguintes, em meio à discussão sobre os limites da pesquisa com clones, a técnica foi dominada por pesquisadores de outros países e aplicadas com dezenas de outros animais. Até animais de estimação foram clonados por desejo dos donos. Os cientistas também iniciaram estudos para trazer de volta à vida animais já extintos. Mas persistiam as dúvidas mais importantes: seria possível e legítimo clonar seres humanos? As mulheres poderão ter filhos sem participação de homens? Seres humanos e animais serão melhorados geneticamente? Ainda não há respostas definitivas para essas perguntas, mas já está claro: Dolly entrou para a história como o símbolo de uma nova era na ciência.”
Só pude entender o porquê de as pessoas serem diferentes fisicamente, depois de estudar genética.
A Histologia Nasceu com os primeiros estudiosos que se utilizaram do microscópio: Robert Hook, Malpighi, Graw, Ham, Fontana e outros; muito antes que Meyer, em 1819, desse esse nome à ciência que descreve os tecidos dos animais e dos vegetais. O termo tecido foi, contudo, introduzido por Xavier Bichat.
Só após estudar histologia na escola, entendi melhor a cicatrização de ferimentos na pele e etc.
Citologia é o estudo das células na biologia, abrange o estudo da sua estrutura, suas funções e sua importância na complexidade dos seres vivos. A biologia celular concentra-se no entendimento do funcionamento dos vários sistemas celulares, o aprendizado de como estas células são reguladas e a compreensão do funcionamento de suas estruturas.
Estudo citológico de captura de Híbridos em ginecologia é eficaz em detectar lesões cervicais e aumentar a sensibilidade do rastreio de alterações precursoras do carcinoma de colo uterino.
Também tendo a ver com cicatrização, só após o estudo de citologia, descobri que as células do meu próprio sangue, estancavam o sangramento de ferimentos, coagulando.
Ecologia é o estudos dos ecossistemas, da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição na terra. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. A palavra Ecologia tem origem no grego “oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Logo, por extensão seria o estudo da casa, ou de forma mais genérica, do lugar onde se vive.
Pesquisa em Ecologia: Além da última moradia: Trabalho pioneiro em oito bacias hidrográficas no Amazonas revela ameaças e oportunidades da presença ribeirinha para a conservação.
Aplicação na minha vida: Nos dias de hoje não é difícil entender a importância da ecologia. Depois de tantas catástrofes que acompanhamos na TV, nos jornais, como todos sabem, ficamos cientes de que são as respostas que a natureza dá para o desequilíbrio ecológico que viemos causando ao longo dos anos.
Espero que esteja tudo ok! =D