sábado, 15 de maio de 2010

1ª TAREFA DE SOCIOLOGIA


Despersonalizar-se ou deixar de ser autêntico são questões que mudam de pessoa para pessoa. A influência das marcas pode ser filtrada e absorvida de formas diferentes por cada indivíduo. Grupos costumam se formar devido a interesses em comum entre as pessoas, e a marca não deixa de ser um desses interesses. Marcas mais famosas por terem mais divulgação que as demais, tem a oportunidade de expor seus produtos chamativos e bonitos para as pessoas. Consequentemente o que acaba se tornando do agrado da maioria são logicamente aqueles produtos que são mais conhecidos por todos. Popularidade nesse caso é sinônimo de qualidade(apesar de haverem produtos menos conhecidos que são melhores que muitas marcas famosas), e essa é um critério dos consumidores para escolher seus produtos. Por isso quanto mais famosa a marca é, mais famosa vai ficando. Quando prova ter qualidade, passa segurança às pessoas e acaba ganhando a preferência e tornando-se conhecida. Cada pessoa tem seus gostos apesar de sofrer influencias dos demais e das propagandas por exemplo, porém nem todos escolhem as marcas por ostentação devido ao preço geralmente elevado, ou algo do gênero. As pessoas mostram a personalidade que tem e acabam se identificando com outras, também através do consumo e da escolha do que adquirir. Há quem se deixe levar pelas propagandas, há quem tenha outros critérios para a escolha da mercadoria, e isso não significa falta de personalidade. Há também que goste de copiar ou imitar os outros, seguir tendências fielmente, e nesses casos pode ser que a pessoa por falta de autonomia prefira se deixar guiar ou basear pelos gostos dos outros.
O importante é que a diversidade continua existindo, há vários produtos no mercado e independente de preço, marca e modernidade, sempre vai haver um comprador para ele.

domingo, 9 de maio de 2010

As células tronco





A partir do momento em que as doenças passaram a ser estudadas, assim como as cirurgias, a evolução da medicina nunca mais parou. Com o passar dos anos novos métodos de cura e procedimentos médicos foram surgindo ou se aperfeiçoando para que o ser humano pudesse viver mais tempo e que seus traumas fossem menos degenerativos.

Recentemente, foram descobertas células com capacidades extraordinárias, a de se transformar em qualquer tecido e órgãos do corpo humano. São as células-tronco embrionárias. Essas células passaram a ser estudadas e têm potencial enorme no auxilio a recuperação de doenças como alzheimer e cirrose , assim como na não rejeição de transplantados .

As células-tronco são retiradas de blastocistos, que é uma fase da fecundação, os quais possuem essas células no seu interior flutuando em um liquido. A partir desse momento elas podem se transformar em qualquer outra célula, ajudando na recuperação de alguma doença com células que não podem se recueperar ou na criação de tecidos e orgãos inteiros, feitos somente com células-tronco.

A descoberta das células-tronco abriu novas portas para a medicina, pois doenças incuráveis e problemas com rejeição poderão ser tratados e todos os que sofrem com esses problemas encontrarão uma possibilidade de cura, assim como uma chance de ter sua saúde plena novamente. Uma luz no fim do túnel se abre para aqueles que já não tinham mais esperança.