segunda-feira, 28 de junho de 2010

20 dicas de preservação para se praticar quando estiver em meio a natureza ou em sua própria cidade

1. Não corte, nem pode árvores sem autorização. Poda drástica é PROIBIDA, sem falar que as árvores ajudam na filtração do oxigênio, e na beleza do ambiente.

2. Preserve a vegetação nativa. Não desmate! Não coloque fogo!

3. Não altere cursos de água ou banhados, eles são protegidos por lei. Poços artesianos somente com autorização.

4. Não crie peixes sem licença. Nunca solte peixes nos rios, mesmo quando estiver bem intencionado.

5. Respeite os períodos de proibição da pesca, se não, não teremos peixes, e esses entrarão em extinção.

6. Não compre, nem tenha animais silvestres em casa. Na floresta eles serão bem mais úteis, se reproduzindo e afastando o risco de ameaças.

7. Não maltrate animais silvestres ou domésticos, eles são importantes para a garantia do bioma.

8. Separe o lixo em casa e no trabalho, e coloque na rua no dia da coleta seletiva em seu bairro, se não tiver procure a prefeitura e faça a reclamação.

9. Não jogue lixo no chão. Carregue-o até a lixeira mais próxima. Ensine às crianças dando exemplo.

10. Recicle ou reaproveite tudo o que puder, garrafas PET, vidro, plástico, papel, etc.

11. Reduza o consumo, especialmente do que não puder ser reaproveitado ou reciclado, assim enviaremos menos lixo para a natureza digerir.

12. Mantenha seu veículo regulado e ande mais a pé, ou de preferência para veículos comunitários, ou ainda, bicicletas.

13. Não contribua com a poluição sonora e/ou visual, além de fazer mal à saúde, acaba sendo poluente ao meio ambiente.

14. Use menos veneno em sua lavoura ou horta, alimentos saudáveis sempre, sem agrotóxicos.

15. Não jogue óleos lubrificantes na sua rede de esgoto, eles poluem os rios e matam os peixes.

16. Não desperdice água. Um dos recursos mais importantes que está sendo ameaçado devido à falta do uso consciente.

17. Não desperdice energia elétrica: desligue aparelhos, verifique sobrecargas, apague as luzes.

18. Ensine às crianças amor e respeito pela natureza!

19. Cuide da higiene e da sua saúde, comendo coisas saudáveis.

20. Evite jogar materiais não degradáveis (plásticos ou outros) no ambiente.

Aquecimento global e sustentabilidade


Até pouco tempo atrás restrito a círculos científicos, o termo aquecimento global hoje em dia é assunto até entre as crianças. Tempestades loucas, catástrofes, temperaturas fora de época e vários dos distúrbios naturais se devem a esse termo que está cada vez mais disseminado entre a população mundial.

Tal termo se refere a um aumento significativo da temperatura média da Terra em período relativamente curto, em razão da atividade humana. O que pode ser considerado “efeito estufa” não é algo de grandes números - uma elevação da temperatura do planeta de 1° Celsius ou mais ao longo de 100 ou 200 anos já o caracteriza, e aumento de 0,4° C num século já é algo considerável - porém suas conseqüências são devastadoras.

Tudo isso vem causando grande desequilíbrio no ecossistema e meio ambiente, grandes desastres naturais e muita dor para os seres humanos, os animais e também à natureza. Todos têm conhecimento teórico de furacões, tsunamis, terremotos e afins, porém nem todos tiveram a desventura de presenciá-los ou ter pessoas próximas de si que foram surpreendidas por tais.

Em vez de aprender com os erros e os sinais que o planeta nos dá (de que há algo de errado acontecendo), insistimos em manter nosso sistema capitalista visando o luxo e esquecendo a qualidade de vida real, que é proporcionada pela natureza e refletida em nossa saúde, que deveria ser tida como prioridade na vida de cada um.

Os gananciosos há muito tempo firmaram seu legado de “cegueira” a todos, e hoje, depois de tanto tempo vemos o resultado e provavelmente pensamos no porque de não termos percebido isso antes. Muitos em vez de frustrarem-se e entregarem os pontos deveriam neste momento pensar em uma alternativa, porque há, e há várias. Alternativas que nos tornem uma sociedade ecologicamente correta, de desenvolvimento sustentável.

Pode parecer muito idiota se ouvir aquela velha história do lixo - o que prova que não é de hoje que sabemos o que precisamos fazer – onde devemos separá-lo para ajudar na reciclagem, devemos evitar jogá-lo na rua, em vez de jogá-lo nos cestos de coleta e etc. Ou a orientação sobre o uso consciente da água, de evitar o desperdício. Mas é isso que torna o começo possível e sólido para que possa ser continuado.

Relembrando da importância da nossa saúde nessa história toda, podemos andar de bicicleta nos dias quentes, ou sem chuva, ou até mesmo caminhar quando não forem longas distâncias. Todos esses passos simples são a porta para meios mais avançados de preservação, que também são possíveis de se atingir. Há muitas coisas envolvendo isso, seja quando estamos em meio à própria natureza ou em nossa cidade.

Por fim, para aqueles que acham que a preservação é o fim do avanço, da prosperidade econômica e o início de um caos disfarçado, saibam que há formas de tornar tudo isso muito lucrativo, dando continuidade ao movimento do capital, e tornando dessa forma as coisas melhores ainda.

Em vez de reclamar e gastar o tempo pensando em várias hipóteses, o ser humano pode começar fazendo a sua parte, e se o problema for lucro, pode começar a inventar algo que colabore e tenha retorno.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Pegada Ecológica



Minha pegada Ecológica:

Se todos vivessem como eu, seria necessário uma capacidade de regeneração de 1.3 planetas por ano.

Como a minha pegada se compara:

Para sustentar meu estilo de vida, toma-se 2.3 hectares globais da área bioprodutiva do planeta Terra.

sábado, 15 de maio de 2010

1ª TAREFA DE SOCIOLOGIA


Despersonalizar-se ou deixar de ser autêntico são questões que mudam de pessoa para pessoa. A influência das marcas pode ser filtrada e absorvida de formas diferentes por cada indivíduo. Grupos costumam se formar devido a interesses em comum entre as pessoas, e a marca não deixa de ser um desses interesses. Marcas mais famosas por terem mais divulgação que as demais, tem a oportunidade de expor seus produtos chamativos e bonitos para as pessoas. Consequentemente o que acaba se tornando do agrado da maioria são logicamente aqueles produtos que são mais conhecidos por todos. Popularidade nesse caso é sinônimo de qualidade(apesar de haverem produtos menos conhecidos que são melhores que muitas marcas famosas), e essa é um critério dos consumidores para escolher seus produtos. Por isso quanto mais famosa a marca é, mais famosa vai ficando. Quando prova ter qualidade, passa segurança às pessoas e acaba ganhando a preferência e tornando-se conhecida. Cada pessoa tem seus gostos apesar de sofrer influencias dos demais e das propagandas por exemplo, porém nem todos escolhem as marcas por ostentação devido ao preço geralmente elevado, ou algo do gênero. As pessoas mostram a personalidade que tem e acabam se identificando com outras, também através do consumo e da escolha do que adquirir. Há quem se deixe levar pelas propagandas, há quem tenha outros critérios para a escolha da mercadoria, e isso não significa falta de personalidade. Há também que goste de copiar ou imitar os outros, seguir tendências fielmente, e nesses casos pode ser que a pessoa por falta de autonomia prefira se deixar guiar ou basear pelos gostos dos outros.
O importante é que a diversidade continua existindo, há vários produtos no mercado e independente de preço, marca e modernidade, sempre vai haver um comprador para ele.

domingo, 9 de maio de 2010

As células tronco





A partir do momento em que as doenças passaram a ser estudadas, assim como as cirurgias, a evolução da medicina nunca mais parou. Com o passar dos anos novos métodos de cura e procedimentos médicos foram surgindo ou se aperfeiçoando para que o ser humano pudesse viver mais tempo e que seus traumas fossem menos degenerativos.

Recentemente, foram descobertas células com capacidades extraordinárias, a de se transformar em qualquer tecido e órgãos do corpo humano. São as células-tronco embrionárias. Essas células passaram a ser estudadas e têm potencial enorme no auxilio a recuperação de doenças como alzheimer e cirrose , assim como na não rejeição de transplantados .

As células-tronco são retiradas de blastocistos, que é uma fase da fecundação, os quais possuem essas células no seu interior flutuando em um liquido. A partir desse momento elas podem se transformar em qualquer outra célula, ajudando na recuperação de alguma doença com células que não podem se recueperar ou na criação de tecidos e orgãos inteiros, feitos somente com células-tronco.

A descoberta das células-tronco abriu novas portas para a medicina, pois doenças incuráveis e problemas com rejeição poderão ser tratados e todos os que sofrem com esses problemas encontrarão uma possibilidade de cura, assim como uma chance de ter sua saúde plena novamente. Uma luz no fim do túnel se abre para aqueles que já não tinham mais esperança.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

ECO4PLANET


Eco4Planet é um provedor de pesquisa filiado ao google, porém com uma proposta muito mais interessante: "O eco4planet utiliza o sistema Google™ Pesquisas Personalizadas, mantendo assim a mundialmente reconhecida capacidade das buscas Google™, com um visual também simples e rápido, porém inovador na utilização predominante da cor preta para gerar economia de energia. Sua criação prova que pequenas ações diárias podem gerar economia de energia, resultando em menores gastos e ainda vários outros benefícios.

Para fortalecer sua vocação ecológica, o eco4planet efetua o plantio de árvores de acordo com o número de acessos ao portal – mais uma vez provamos que todos tem condições de colaborar com o meio ambiente e a sua participação divulgando o eco4planet é fundamental. Para tornar o processo transparente você pode acompanhar o contador de árvores na página principal e nos seguir via Twitter para ficar por dentro das datas e locais de plantio."


  • A economia de energia gerada pelo fundo preto do ECO4PLANET chega a 20% se comparada à tela branca.
  • Sendo fato a ocorrência de 2,55 bilhões de pesquisas diárias através do Google com um tempo médio de 10 segundos por pesquisa (levando em consideração a proporção de tecnologias de monitores em uso no mundo), teríamos com o provedor de pesquisas de fundo preto, uma economia de 7 MILHÕES de Kilowatts por hora!
OU SEJA:

  • Mais de 63 milhões de televisores em cores desligados por 1 hora;
  • Mais de 77 milhões de geladeiras desligadas por 1 hora;
  • Mais de 175 milhões de lâmpadas desligadas por 1 hora;
  • Mais de 58 milhões de computadores desligados por 1 hora.
Economizar energia é um ótimo começo, pensem nisso!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

ATENÇÃO


Querido professor, para ver os blogs em que comentei, criei uma lista no canto superior direito do meu blog, onde sempre vou pôr os links dos blogs comentados. Para acessá-los e conferir se o meu comentário realmente está lá, basta clicar!

OBRIGADA!

domingo, 18 de abril de 2010

Tarefa nº1

De acordo com o texto "BIOLOGIA", descrevo aqui 5 matérias que eu aprendi dentro desta disciplina ao longo do que já vivi do ensino médio:

Fisiologia Animal e Vegetal é o estudo das funções físicas, bioquímicas e mecânicas dos seres vivos, ou seja, a fisiologia estuda o funcionamento do organismo.A fisiologia é estudada em várias áreas da saúde como por exemplo na Medicina, Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, etc, além das áreas biológicas, como é natural.
"O fisiologista italiano Lazzaro Spallanzani, em meados do século 18 fez um falcão engolir alguns pedaços de carne presos a um fio metálico. Após verificou que a mesma dissolução podia ocorrer fora do animal vivo. O suco gástrico atacava a carne e a decompunha.
As enzimas são substâncias de natureza protéica, elaboradas pelas células vivas. Sua função é regular a velocidade das reações químicas que ocorrem no organismo e que cuja seqüência surgem novas substâncias. Algumas das primeiras enzimas descobertas receberam nomes não-sistemáticos : a ptialina, existente na saliva; a pepsina, do suco gástrico, a papaína, que ocorre no mamão e outras. Mais recentemente passaram a ser designadas pelo sulfixo ase, por exemplo, a maltase, que age sobre o malte, a amilase, sobre o amido e etc."
Durante minhas práticas diárias de Swásthya Yôga, dentre os diferentes ásanas executados, quando executo retroflexões, estimulo a glote produzindo hormônios que regulam o peso. Isso é uma função orgânica!
Genética é a ciência que estuda os genes, a hereditariedade e a variação dos organismos. O termo genética foi primeiramente aplicado para descrever o estudo da variação e hereditariedade, pelo cientista Wiliam Batesson numa carta dirigida a Adam Sedgewick, da data de 18 de Abril de 1908.
“Em fevereiro de 1997, cientistas escoceses surpreenderam o mundo ao anunciar o nascimento da ovelha Dolly, primeiro mamífero clonado a partir de células de um animal adulto. A técnica de clonagem já era praticada havia duas décadas, mas até então só as tentativas feitas a partir de células de embriões tinham dado certo. O feito da equipe chefiada pelo cientista Ian Wilmut produziu uma enxurrada de dúvidas científicas e reflexões éticas. Nos anos seguintes, em meio à discussão sobre os limites da pesquisa com clones, a técnica foi dominada por pesquisadores de outros países e aplicadas com dezenas de outros animais. Até animais de estimação foram clonados por desejo dos donos. Os cientistas também iniciaram estudos para trazer de volta à vida animais já extintos. Mas persistiam as dúvidas mais importantes: seria possível e legítimo clonar seres humanos? As mulheres poderão ter filhos sem participação de homens? Seres humanos e animais serão melhorados geneticamente? Ainda não há respostas definitivas para essas perguntas, mas já está claro: Dolly entrou para a história como o símbolo de uma nova era na ciência.”
Só pude entender o porquê de as pessoas serem diferentes fisicamente, depois de estudar genética.

A Histologia Nasceu com os primeiros estudiosos que se utilizaram do microscópio: Robert Hook, Malpighi, Graw, Ham, Fontana e outros; muito antes que Meyer, em 1819, desse esse nome à ciência que descreve os tecidos dos animais e dos vegetais. O termo tecido foi, contudo, introduzido por Xavier Bichat.
Procurando pela internet, encontrei a seguinte pesquisa: Histologia prediz sobrevida de pacientes com câncer de mama invasivo, sugere estudo alemão.
Só após estudar histologia na escola, entendi melhor a cicatrização de ferimentos na pele e etc.

Citologia é o estudo das células na biologia, abrange o estudo da sua estrutura, suas funções e sua importância na complexidade dos seres vivos. A biologia celular concentra-se no entendimento do funcionamento dos vários sistemas celulares, o aprendizado de como estas células são reguladas e a compreensão do funcionamento de suas estruturas.

Estudo citológico de captura de Híbridos em ginecologia é eficaz em detectar lesões cervicais e aumentar a sensibilidade do rastreio de alterações precursoras do carcinoma de colo uterino.

Também tendo a ver com cicatrização, só após o estudo de citologia, descobri que as células do meu próprio sangue, estancavam o sangramento de ferimentos, coagulando.

Ecologia é o estudos dos ecossistemas, da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição na terra. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. A palavra Ecologia tem origem no grego “oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Logo, por extensão seria o estudo da casa, ou de forma mais genérica, do lugar onde se vive.

Pesquisa em Ecologia: Além da última moradia: Trabalho pioneiro em oito bacias hidrográficas no Amazonas revela ameaças e oportunidades da presença ribeirinha para a conservação.

Aplicação na minha vida: Nos dias de hoje não é difícil entender a importância da ecologia. Depois de tantas catástrofes que acompanhamos na TV, nos jornais, como todos sabem, ficamos cientes de que são as respostas que a natureza dá para o desequilíbrio ecológico que viemos causando ao longo dos anos.


Espero que esteja tudo ok! =D