De acordo com o texto "BIOLOGIA", descrevo aqui 5 matérias que eu aprendi dentro desta disciplina ao longo do que já vivi do ensino médio:
Fisiologia Animal e Vegetal é o estudo das funções físicas, bioquímicas e mecânicas dos seres vivos, ou seja, a fisiologia estuda o funcionamento do organismo.A fisiologia é estudada em várias áreas da saúde como por exemplo na Medicina, Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, etc, além das áreas biológicas, como é natural.
"O fisiologista italiano Lazzaro Spallanzani, em meados do século 18 fez um falcão engolir alguns pedaços de carne presos a um fio metálico. Após verificou que a mesma dissolução podia ocorrer fora do animal vivo. O suco gástrico atacava a carne e a decompunha.
As enzimas são substâncias de natureza protéica, elaboradas pelas células vivas. Sua função é regular a velocidade das reações químicas que ocorrem no organismo e que cuja seqüência surgem novas substâncias. Algumas das primeiras enzimas descobertas receberam nomes não-sistemáticos : a ptialina, existente na saliva; a pepsina, do suco gástrico, a papaína, que ocorre no mamão e outras. Mais recentemente passaram a ser designadas pelo sulfixo ase, por exemplo, a maltase, que age sobre o malte, a amilase, sobre o amido e etc."
Durante minhas práticas diárias de Swásthya Yôga, dentre os diferentes ásanas executados, quando executo retroflexões, estimulo a glote produzindo hormônios que regulam o peso. Isso é uma função orgânica!
Genética é a ciência que estuda os genes, a hereditariedade e a variação dos organismos. O termo genética foi primeiramente aplicado para descrever o estudo da variação e hereditariedade, pelo cientista Wiliam Batesson numa carta dirigida a Adam Sedgewick, da data de 18 de Abril de 1908.
“Em fevereiro de 1997, cientistas escoceses surpreenderam o mundo ao anunciar o nascimento da ovelha Dolly, primeiro mamífero clonado a partir de células de um animal adulto. A técnica de clonagem já era praticada havia duas décadas, mas até então só as tentativas feitas a partir de células de embriões tinham dado certo. O feito da equipe chefiada pelo cientista Ian Wilmut produziu uma enxurrada de dúvidas científicas e reflexões éticas. Nos anos seguintes, em meio à discussão sobre os limites da pesquisa com clones, a técnica foi dominada por pesquisadores de outros países e aplicadas com dezenas de outros animais. Até animais de estimação foram clonados por desejo dos donos. Os cientistas também iniciaram estudos para trazer de volta à vida animais já extintos. Mas persistiam as dúvidas mais importantes: seria possível e legítimo clonar seres humanos? As mulheres poderão ter filhos sem participação de homens? Seres humanos e animais serão melhorados geneticamente? Ainda não há respostas definitivas para essas perguntas, mas já está claro: Dolly entrou para a história como o símbolo de uma nova era na ciência.”
Só pude entender o porquê de as pessoas serem diferentes fisicamente, depois de estudar genética.
A Histologia Nasceu com os primeiros estudiosos que se utilizaram do microscópio: Robert Hook, Malpighi, Graw, Ham, Fontana e outros; muito antes que Meyer, em 1819, desse esse nome à ciência que descreve os tecidos dos animais e dos vegetais. O termo tecido foi, contudo, introduzido por Xavier Bichat.
Só após estudar histologia na escola, entendi melhor a cicatrização de ferimentos na pele e etc.
Citologia é o estudo das células na biologia, abrange o estudo da sua estrutura, suas funções e sua importância na complexidade dos seres vivos. A biologia celular concentra-se no entendimento do funcionamento dos vários sistemas celulares, o aprendizado de como estas células são reguladas e a compreensão do funcionamento de suas estruturas.
Estudo citológico de captura de Híbridos em ginecologia é eficaz em detectar lesões cervicais e aumentar a sensibilidade do rastreio de alterações precursoras do carcinoma de colo uterino.
Também tendo a ver com cicatrização, só após o estudo de citologia, descobri que as células do meu próprio sangue, estancavam o sangramento de ferimentos, coagulando.
Ecologia é o estudos dos ecossistemas, da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição na terra. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. A palavra Ecologia tem origem no grego “oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Logo, por extensão seria o estudo da casa, ou de forma mais genérica, do lugar onde se vive.
Pesquisa em Ecologia: Além da última moradia: Trabalho pioneiro em oito bacias hidrográficas no Amazonas revela ameaças e oportunidades da presença ribeirinha para a conservação.
Aplicação na minha vida: Nos dias de hoje não é difícil entender a importância da ecologia. Depois de tantas catástrofes que acompanhamos na TV, nos jornais, como todos sabem, ficamos cientes de que são as respostas que a natureza dá para o desequilíbrio ecológico que viemos causando ao longo dos anos.
Espero que esteja tudo ok! =D
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAchei muito interessante a maneira como a Fisiologia animal é aplicada na tua vida, através do Swásthya Yôga. Além desta, existem muitas outras práticas que nos permitem estimular a produção de substâncias necessárias para o nosso corpo, como o Pilates. Este, uma prática mais moderna que o Yôga, também pode nos ajudar em casos como o citado anteriormente.
ResponderExcluirafude hein bruna! adorei ahahha /ana h
ResponderExcluirA ecologia estuda os ecossistemas e as relações existentes neles, bem como seu equilíbrio. Em referência a esta parte, foi muito bem colocado a questão do desequilíbrio ecológico. Somente se conhecermos a ecologia de maneira aprofundada, entenderemos o quão a modificação do meio ambiente pelo homem tem sido prejudicial ao nosso planeta e a todos os seres vivos.
ResponderExcluirGostei! Vale à pena destacar que, em Citologia, célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. Foi descoberta pelo inglês Robert Hooke e participa da constituição de quase todos os seres, para ser mais especifica, todos menos os vírus.
ResponderExcluirAchei muito interessante a forma que tu destacaste na fisiologia animal no teu dia a dia, pois eu não sabia que com a pratica da yoga é possível estimular hormônios como a glote, muito interessante mesmo!
ResponderExcluirTodas as tuas pesquisas estão muito bem colocadas e acho essencial o estudo da citologia pois com uma só celula já pode-se gerar um "ser vivo".
ResponderExcluirO interessante da Citologia é que ela representa estudos pioneiros para o desenvolvimento das outras ramificações da biologia, que estudam elementos em níveis superiores de organização da matéria, como por exemplo a histologia e a fisiologia, que estudam respectivamente os tecidos e os órgãos e sistemas.
ResponderExcluirQue legal, não sabia que Yôga estimula a glote produzindo hormônios que regulam o peso. Acho bem interessante também que depois de estudarmos genética pudemos compreender o porque somos tão diferentes não só fisicamente mas personalidade e etc bem diferentes. Acho que não tería a mínima graça todos sermos iguais. E citologia é fantástico por estudar a natureza, o meio-ambiente e etc que é tão importante pra nós, afinal, nossa origem é dela e nós nem a cuidamos.
ResponderExcluirConcordo plenamente como tu falastes da ecologia em nossos cotidianos.A natureza esta se revoltando contra os maus cuidados dos homens em relação ao ambiente que nem deles é.Trazendo assim consequencias que irão prejudicar nós mesmos como fenômenos naturais indesejáveis.
ResponderExcluirÉ muito interessante a maneira como encaixou as tuas atividades na fisiologia. O teu artigo esta muito bem escrito, mas vale a pena aprofundar citologia, colocando que a célula é o a menor unidade divisivel do ser vivo, e que é parte de todos os seres vivos menos o virus.
ResponderExcluirQueria salientar a importância do último parágrafo, que comenta os desastres mundiais que estão ocorrendo devido à interferência negativa do homem no meio ambiente. Apesar de boa parte das pessoas terem conhecimento suficiente sobre as causas e as possíveis soluções acabam por ignorar o problema por ser mais cômodo, não se dando conta de que essas comodidades de hoje podem virar grandes catástrofes no futuro. A natureza está nos mostrando que precisamos mudar, cabe a nós fazê-lo.
ResponderExcluirGostei muito da forma como abordastes os termos escolhidos, tu soube fazer uma relação e tal, muito interessante o que escreveu e como escreveu, achei muito boa a escolha dos temas.
ResponderExcluirGostei da maneira como tu usou a importancia da citologia para nós, porque
ResponderExcluirafinal de contas sem o estudo da celula que é o que nos forma não poderiamos
ter conhecimentos sobre outros ramos da biologia como histologia e etc...
Também achei muito interessante ao que tu falou em relação ao yoga, pois
não sabia de alguns beneficios que yoga trazia para o corpo e para mente.Eu não tinha o conhecimento que o yoga estimulavam tanto os hormonios que regulam o peso e achei isso fantástico.
Muito interessante saber que praticas Yôga e que o resultadoé tão eficiente tendo como o estimulo da glote produzinho hormônios que regulam o peso. Certamente uma atividade de vários benefício para o corpo e a mante. Achei interessantíssimo a notícia pesquisada na internet sobre o câncer de mama que pode ser amenizado, podendo se ter mais uma qualdidade de vida melhor com o nosso próprio tevido.
ResponderExcluir