sábado, 15 de maio de 2010

1ª TAREFA DE SOCIOLOGIA


Despersonalizar-se ou deixar de ser autêntico são questões que mudam de pessoa para pessoa. A influência das marcas pode ser filtrada e absorvida de formas diferentes por cada indivíduo. Grupos costumam se formar devido a interesses em comum entre as pessoas, e a marca não deixa de ser um desses interesses. Marcas mais famosas por terem mais divulgação que as demais, tem a oportunidade de expor seus produtos chamativos e bonitos para as pessoas. Consequentemente o que acaba se tornando do agrado da maioria são logicamente aqueles produtos que são mais conhecidos por todos. Popularidade nesse caso é sinônimo de qualidade(apesar de haverem produtos menos conhecidos que são melhores que muitas marcas famosas), e essa é um critério dos consumidores para escolher seus produtos. Por isso quanto mais famosa a marca é, mais famosa vai ficando. Quando prova ter qualidade, passa segurança às pessoas e acaba ganhando a preferência e tornando-se conhecida. Cada pessoa tem seus gostos apesar de sofrer influencias dos demais e das propagandas por exemplo, porém nem todos escolhem as marcas por ostentação devido ao preço geralmente elevado, ou algo do gênero. As pessoas mostram a personalidade que tem e acabam se identificando com outras, também através do consumo e da escolha do que adquirir. Há quem se deixe levar pelas propagandas, há quem tenha outros critérios para a escolha da mercadoria, e isso não significa falta de personalidade. Há também que goste de copiar ou imitar os outros, seguir tendências fielmente, e nesses casos pode ser que a pessoa por falta de autonomia prefira se deixar guiar ou basear pelos gostos dos outros.
O importante é que a diversidade continua existindo, há vários produtos no mercado e independente de preço, marca e modernidade, sempre vai haver um comprador para ele.

11 comentários:

  1. "Por isso quanto mais famosa a marca é, mais famosa vai ficando".-Fragmento retirado do texto
    acima.
    As diferentes marcas só existem por nossa causa,deveríamos muitas vezes repensar nas nossas atitudes e no que vamos querer seguir consumindo.
    Acho que se experimentarmos consumir coisas mais simples,com certeza, não teríamos metade
    dos nossos problemas,não só com o consumo, mas também com a identidade do ser humano.-Glenda

    ResponderExcluir
  2. Como citado no texto, a popularidade de uma marca caracteriza a qualidade da pessoa que a divulga. Um dos fatores que caracteriza a grande desigualdade social no Brasil é a rotulação que as pessoas dão umas às outras, classificando-se de acordo com o que consomem. A base disto é a condição financeira de cada um, já que quanto maior a popularidade de uma marca, maior é o dinheiro gasto.

    ResponderExcluir
  3. Também sobre o trecho "quanto mais famosa a marca é, mais famosa vai ficando" - Toda marca é um rótulo, um slogan. Quando se torna um interesse em comum, significa que o marketing por trás dela obteve sucesso, ou seja, aquele grupo social que decidiu segui-la iniciou um ciclo: além de consumir seus produtos, são sua propaganda viva e em qualquer lugar, um slogan itinerante que incentiva outros por onde passa.

    ResponderExcluir
  4. Mas temos que admitir que muitos que pertencem a classe baixa, não têm dinheiro para comprar tais produtos tão anunciados e bem vistos pela sociedade, sofrendo uma certa discriminação, o que causa, muitas vezes, sérios problemas sociais entre diferentes classes.

    Texto super completo, adorei!

    ResponderExcluir
  5. Um dos aspectos que o texto aborda é a questão do consumo induzido pela marca. Nesse sentido, demonstra que o marketing é uma poderosa ferramenta capaz de formar opinioes e reunir grupos com interesses em comum.Desde que haja cautela, é possivel optar por alguma marca. Porém deve´se ter o cuidado para não ficar condicionado nem perder a autonomia de decisão.

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião despersonalizar-se e deixar de ser autêntico não mudam de pessoa para pessoa. Ou uma pessoa é, ou ela não é. E pessoas sem personalidades simplismente são aquelas que não tem opinião e vão pela cabeça dos outros, acham "legal" (na realidade as vezes não sabem nem o conceito de legal) e fazem igual. Fora isso concordo com todo o resto que colocaste no teu texto, que por sinal está muito bem elaborado e objetivo!

    ResponderExcluir
  7. 'A influência das marcas pode ser filtrada e absorvida de formas diferentes por cada indivíduo.' retirado do texto
    pode sim ser absorvida de formas diferentes porém todos nós somos influenciados por elas, quem disser que não esta errado, pois por muitas vezes pensamos sermos capazes o suficientes de filtra-las mas quando pensamos nisso já estamos sendo atingidos, pois queremos ir contra elas ou até mesmo mudá-las logo elas estão nos influenciando e nos atingindo.

    ResponderExcluir
  8. Quase todos nós damos uma maior importância a marcas famosas do que as demais, no entanto algumas pessoas tem um apreço exagerado por produtos conhecidos e acabam por botar a tendência geral acima do seu próprio gosto. Portanto,concordo com o que foi afirmado nas duas primeiras frases do texto, que o quanto as marcas influenciam um indivíduo varia de pessoa para pessoa.

    ResponderExcluir
  9. Ótimo texto Bruna! Você transpôs com sucesso seu pensamento sobre o consumo da sociedade por acessórios e suas respectivas marcas. "Popularidade nesse caso é sinônimo de qualidade(...)" Assim como este trecho do seu texto, concordo que o legado de qualidade que uma marca adquiri através dos tempos, ajuda em muito para sua popularidade, e com isso, para o aumento de seus preços.
    Novamente, ótimo texto Bruna. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. É incrivel como a midia impõe em nas nossas cabeças com facilidade algumas coisas, inclusive as diferenciação de marcas, a marca mais anunciada e mais vista é considerada uma grife, já uma marca desconhecida não pode se dizer o mesmo. Muitas pessoas acreditam que as marcas mais conhecidas e mais usadas são as de melhor qualidade por isso se sente mais seguras em consumir o produtos mais conhecidos, por ser um produto mais conhecido e mais usado o seu valor comercial aumenta, se tornando mais caro do que as outras demais marcas. Tendo assim individuos com condições de pagar aquele tal preço por aquele tal produto, por este fato na maioria das vezes os que tem condições de pagar um produto caro são aqueles que possuem mais dinheiro, e as pessoas que fazem o uso de produtos caros são diferenciadas das outras que não tem condições de pagar algo de marca. Mas o que a nossa sociedade não entende, é que dependendo de ser rico ou pobre, de usar marca ou não, não faz da pessoa uma pessoa má ou boa, não influencia no caráter dela.

    ResponderExcluir