
A partir do momento em que as doenças passaram a ser estudadas, assim como as cirurgias, a evolução da medicina nunca mais parou. Com o passar dos anos novos métodos de cura e procedimentos médicos foram surgindo ou se aperfeiçoando para que o ser humano pudesse viver mais tempo e que seus traumas fossem menos degenerativos.
Recentemente, foram descobertas células com capacidades extraordinárias, a de se transformar em qualquer tecido e órgãos do corpo humano. São as células-tronco embrionárias. Essas células passaram a ser estudadas e têm potencial enorme no auxilio a recuperação de doenças como alzheimer e cirrose , assim como na não rejeição de transplantados .
As células-tronco são retiradas de blastocistos, que é uma fase da fecundação, os quais possuem essas células no seu interior flutuando em um liquido. A partir desse momento elas podem se transformar em qualquer outra célula, ajudando na recuperação de alguma doença com células que não podem se recueperar ou na criação de tecidos e orgãos inteiros, feitos somente com células-tronco.
A descoberta das células-tronco abriu novas portas para a medicina, pois doenças incuráveis e problemas com rejeição poderão ser tratados e todos os que sofrem com esses problemas encontrarão uma possibilidade de cura, assim como uma chance de ter sua saúde plena novamente. Uma luz no fim do túnel se abre para aqueles que já não tinham mais esperança.
Muito bom texto, facil de ser compreendido e bem detalhado! Parabéns!
ResponderExcluirMuito bom o texto Bruna! Vale a pena salientar que a extração de células-tronco embrionária é um dos assuntos mais discutidos e polêmicos da atualidade, e que ainda é proibido em muitos países.
ResponderExcluirInicialmente, as células-tronco eram retiradas apenas de embriões, onde apresentavam maior potencial terapêutico. Entretanto, cientistas brasileiros descobriram que há um tecido já formado do corpo humano que fornece células-mãe com o potencial quase equivalente às de células embrionárias: as tubas uterinas. Além disso, há pesquisadores que vêm produzindo células-tronco artificialmente, para não ferir doutrinas religiosas, como a do Catolicismo.
ResponderExcluirVocê foi muito feliz ao falar que a partir do momento que começamos a estudar sobre as doenças a medicina desparou e não sabemos mais qual é o limite que podemos alcançar pois a cada dia são feitas novas descobertas.
ResponderExcluirBom texto Bruna. É notório o seu conhecimento sobre o assunto e se expressase muito bem. Mas eu acrecentaria os locais onde são encontrados as células (cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico).
ResponderExcluirAs células-tronco são muito importantes, pois podem ser utilizadas para tentar tratar doenças que antes não tinham cura, como tu disseste no teu texto. Se as pesquisas envolvendo essas células continuarem, acredito que possamos obter muitos benefícios, como a cura de todas as pessoas com sérias lesões na coluna, que ficaram incapacitadas de praticar certas atividades, ou com doenças degenerativas como o Alzheimer, este citado no teu texto.
ResponderExcluir''...encontrarão uma possibilidade de cura''salientando é de grande importãncia essa frase,pois em um mundo que vivemos hoje de tantas doenças,essa é uma chance de curar doenças que poderiam ser consideradas sem jeito!Então acredito que o aprofundamento deste conhecimento trará respostas para vidas sem esperança.
ResponderExcluirGenial o teu texto bruna, soube explicar e ao mesmo tempo resumir esse avanço que são as células-tronco. E achei interessante que a cirrose que é uma doença que hoje em dia não se faz transplantes, por exemplo, pode ser "aliviada" ou até exterminada do corpo com as células-tronco. Certamente a medicina está acendendo uma grande luz na vida dessas pessoas que até então não tinham mais alternativas a não ser viver com certas doenças ou até morrer. Acredito que cada vez mais a medicina vai encontrar meios de salvar as pessoas, fazendo com que o número de mortalidade diminua grotescamente. E acho importante acrescentar que mesmo assim, salvando muitas vidas religiões e alguns países não aprovam esse avanço, e que o custo do tratamento ainda não é muito acessível a certas pessoas com questões financeiras mais complicadas. Meus parabéns!
ResponderExcluirMuito bom o texto mesmo. Curta e direto ao ponto. As células tronco possuem o atributo da pluripotência o que as permite de ser tornar em uma célula de qualquer outro tecido/órgão do organismo - exceto a célula da placenta. Muito interessante essas pesquisar sobre células tronco, eles deviam enfatizar mais as pesquisas nessa área para que este se torne um futuro próximo.
ResponderExcluirAchei muito autêntica tua opinião sobre o assunto e como sempre, coluna e detalhes muito criativos e bem feitos!
ResponderExcluir